Monday, August 23, 2010

Ônibus no Rio de Janeiro


Faz um tempinho que eu estou pra falar dos ônibus cariocas e suas peculiaridades.
Já morei no Rio um tempo atrás e pude perceber, com essa minha volta à cidade, como o transporte público melhorou.
A qualidade dos ônibus, a ampliação de linhas (o que já me impressionava na época) e o conforto.
Claro, essa minha percepção é de linhas que circulam pela zona sul. A maioria dos ônibus tem ar-condicionado (essencial no verão!) e com a ampliação do metrô até Ipanema (10 anos atrás ia até o início de Copacabana) surgiram linhas expressas, inclusive até a Barra, e com um sistema de integração que não deixa à desejar. As estações de metrô são muito limpas; a organização da venda dos bilhetes é excelente (vc tbém tem a opção de pagar um x de viagens antecipadamente).
Todo mundo sabe que dirigir no Rio é difícil, talvez seja por isso que muita gente, e não estou falando só das classes menos favorecidas, opta por vir de metrô pra zona sul do centro da cidade. A cultura do transporte público é vital aqui no RJ e não preconceituosa, até porque a cidade recebe um número imenso de turistas daqui do país e de fora e o pessoal se desloca bem e com segurança.
Mas tem uma coisa que me impressiona bastante...é que os pontos de ônibus não são muito respeitados...vc pode acenar e talvez o ônibus não pare (na maioria das vezes, eles param!) ou vc pode pedir pro piloto (é assim que eles chamam os motoristas) pra descer onde fique melhor pra vc. Outra coisa, a velocidade dos ônibus...a gente tem que se segurar!!! A cidade do RJ é imensa e se os caras não pisarem fundo no acelerador, não conseguem cumprir a tabela de horários.
Eu adoro isso tudo! Porque por mais caótico que isso possa parecer, aqui raramente acontece acidentes envolvendo ônibus (até agora não vi nenhum!) e tudo funciona bem! Rapidez e segurança...características que a minha cidade POA não tem. :(

No comments:

Post a Comment